Vale a pena pegar empréstimo online para pagar dívida? – O Pesquisador

Vale a pena pegar empréstimo online para pagar dívida?

Anúncios

Nos últimos meses, muitos brasileiros acabaram perdendo os seus empregos por causa da pandemia do Coronavírus. Alguns, conseguiram manter, mas trabalhando em jornada reduzida, o salário também diminuiu. Com isso, as prioridades mudaram e muitos tiveram que escolher entre pagar as contas ou colocar comida na mesa. Você já deve imaginar qual foi a opção escolhida, o que resultou em um número maior de pessoas com inadimplência no nome, ou seja, com o nome negativado.

Estando nessa situação, muitas pessoas não veem outra saída a não ser pegar um empréstimo para quitar suas dívidas. Seria essa uma boa opção? Confira isso e muito mais a seguir.

Anúncios

Número de brasileiros com dívidas cresce nos últimos meses de 2020

No ano de 2020, muitas pessoas deixaram de pagar suas contas em dia pela falta de emprego ou por terem que escolher e optar por garantir a comida de sua família. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio, cerca de 66% da população brasileira possuía dívidas em outubro de 2020, enquanto outros 26% estavam com dívidas ou contas em atraso. Mais de 10% das pessoas endividadas não teriam como pagar as contas. O recorde de famílias com dívidas em 2020 foi no mês de agosto, portanto os números de outubro representam uma pequena melhora.

Ainda assim, existem muitos no vermelho e com contas que chegam todo o mês para pagar. Nessas situações, muitas pessoas escolhem pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas, seja para amigos ou familiares, ou para o banco. Os empréstimos para quitar dívidas podem ser viáveis em determinadas situações, principalmente se você não tem de a onde tirar o dinheiro nem para quem pedir.

Para definir se o empréstimo é a melhor opção para você, é preciso avaliar a ou as dívidas existentes e que você pretende quitar. Algumas, como as do cartão de crédito, costumam ter os juros muito altos e aumenta muito em pouco tempo, se tornando cada vez mais cara.

Dicas para limpar o seu nome

Para conseguir limpar o seu nome, há várias coisas que você pode fazer. Antes de tudo, você deve saber que seu nome não fica imediatamente negativado quando você não paga uma conta. Você fica em dívida sim com a empresa ou órgão, que pode render juros e a conta ficar mais cara, mas eles só enviam o seu nome para o Serasa ou SPC depois de um tempo.

Mesmo assim, você deve correr atrás e tentar pagar todas as contas pendentes, para evitar que seu nome fique negativado. E se isso já tiver acontecido, é ainda mais importante pagar as dívidas para sair do vermelho. A seguir, veja algumas dicas de como limpar o seu nome e estar com todas as contas em dia.

– Fale com a empresa e tente renegociar o valor

Dependendo da empresa na qual você possui a dívida, é possível entrar em contato e tentar renegociar o valor e o tempo de pagamento. Isso é bem comum quando o consumidor possui uma dívida com uma loja. As empresas são bem receptíveis para esse tipo de renegociação, afinal elas também querem receber o dinheiro.

Em alguns casos, o tempo de pagamento aumenta, assim como o valor final da dívida por causa dos juros, mas você consegue ter parcelas mais acessíveis que cabem no seu bolso. Tente a renegociação ao máximo e só feche o contrato quando chegar a um valor aceitável e que você sabe que vai conseguir pagar todo mês. Se você conseguir renegociar e ir pagando em dia, a empresa não colocará seu nome no SPC ou SERASA. Se o seu nome já estiver negativado, na renegociação pode estar incluído que ao efetuar o pagamento da primeira parcela, eles tirarão o seu nome dos órgãos credores.

– Organize suas contas

Para que você não tenha mais dívidas e consiga ter um controle financeiro maior sobre a sua vida, é preciso organizar suas contas e analisar todos os seus gastos, os fixos e os gastos variáveis. Isso porque de nada adianta você conseguir pagar as contas agora, mas não se organizar para não ficar na mesma situação no futuro, principalmente se você contratar um empréstimo.

Precisa existir planejamento e organização na sua vida financeira. Você pode usar tabelas prontas da internet para inserir todos os seus gastos ou fazer na ponta do lápis mesmo. Informe tudo que você gasta e veja onde está gastando demais, o que é possível cortar. Não precisa ser algo muito radical, apenas se organizar e saber quanto você está gastando e quanto pode gastar todo mês.

– Evite ficar com o nome sujo

Evitar que o seu nome vá para os órgãos de crédito e fique negativado deve ser o seu foco. Quem está com dívidas e quer pagar o quanto antes para o nome não ir para o Serasa, pode valer a pena pegar um empréstimo. Isso porque, se o nome chegar a ficar negativado, pode ser mais difícil e demorado para resolver o problema.

Contratando um empréstimo você consegue pagar a dívida logo para não ficar com o nome sujo, mas é importante garantir que você também terá como pagar as parcelas do empréstimo.

– O empréstimo pode valer a pena

Solicitar um empréstimo para pagar as dívidas pode valer a pena, principalmente quando as dívidas que você possui contam com taxas de juros altíssimas. Essas geralmente aumentam de valor rapidamente e vão ficando cada vez mais difíceis de pagar, por isso são as prioritárias. Nessas situações, você pode pegar um empréstimo que não tem taxas de juros altas, pagar essa dívida e conseguir ir pagando o crédito que solicitou.

As dívidas no cartão de crédito são as principais vilãs, pois são as que costumam ter as taxas de juros mais altas. Quanto mais tempo você ficar sem pagar a parcela, mais ela vai crescer e ela vai ficar tão grande que você não terá como pagar. Por isso, analise a situação e peça um empréstimo de uma instituição confiável.

O Pesquisador
Selecionamos os melhores redatores, jornalistas, publicitários, designers e especialistas de mercados distintos, com a missão de criar um conteúdo único e com enorme valor. Nossa Dica: Leia pelo menos 3 textos diariamente para elevar seu conhecimento! (Dica baseada em pesquisa interna)